Você conversa com seu animal de estimação? Pesquisa mostra que o cachorro entende 89 palavras e frases. Algumas raças conhecem mais de 200!
Se você é como a maioria dos donos de animais de estimação, provavelmente tem conversas completas com seu amigo peludo ao longo do dia, mas já desejou que seu animal de estimação pudesse responder?
+ Veja os celulares Android mais potentes do mundo em setembro
+ Pesquisa revela se é bom dormir com gato e cachorro. Veja em qual caso você se encaixa!
+ Você e sua família estão realmente prontos para ter o primeiro bicho de estimação?
+ Pesquisa descobriu a música de Natal favorita dos cachorros. Confira!
Seu devaneio pode não ser tão absurdo quanto você pensa. Um novo estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science, conduzido por pesquisadores da Dalhousie University, no Canadá, revelou que o cachorro entende 89 palavras e frases. “Nosso objetivo é desenvolver um inventário abrangente de palavras relatadas pelos proprietários às quais os donos acreditam que seus cães respondem de forma diferenciada e consistente”, escrevem as pesquisadoras Catherine Reeve e Sophie Jacques no jornal.
A equipe pesquisou 165 donos de cães que são pais de animais de várias raças diferentes. Os donos relataram as diferentes palavras e frases que seus animais de estimação parecem entender, bem como a raça, idade, sexo e histórico de treinamento de seus cães. Os participantes relataram que, em média, seus cães responderam a 89 palavras – 78 da lista fornecida pelos pesquisadores e 11 adicionadas pelos próprios donos. No entanto, os cães menos responsivos reagiram apenas a 15 palavras, enquanto os animais de estimação mais responsivos sabiam até 215.
Quando se trata de contar quais palavras os cães realmente conhecem, os autores do estudo contaram apenas palavras ou frases que fizeram cada cachorro olhar para cima, choramingar, correr, abanar o rabo ou realizar uma tarefa relacionada a essa palavra, como sentar ou deitar.
Quais termos eles entendem melhor
A maioria das frases conhecidas eram comandos, como “senta”, “vem”, “deita”, “fica”, “espera”, “não” e “deixa”. Alguns dos cães também conheciam palavras relacionadas a comida e brinquedos, incluindo “petisco”, “café da manhã”, “jantar” e “bola”.
De acordo com a equipe de pesquisa, as raças de cães mais responsivas incluem o Pastor Australiano, Border Collie, Pastor Alemão, Bichon Frise, Cavalier King Charles Spaniel e Chihuahua. Contudo, as raças com o menor vocabulário são Beagles e Boxers.
No entanto, os pesquisadores observam que um cão respondendo a uma palavra não significa que eles realmente entendem seu significado. É possível que os animais peludos tenham aprendido a associar certos sons humanos com os eventos que se seguem – como receber um petisco depois de ser instruído a “sentar”.
“Com pesquisas adicionais, nossa ferramenta pode se tornar um instrumento de pesquisa eficiente, eficaz e econômico para mapear algumas de suas competências e talvez ajudar a prever antecipadamente o potencial de cães para várias profissões”, escreve a equipe.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Seu cachorro coloca a pata em você do nada? É isso que ele está tentando te dizer!
+ 6 dicas de expert para acertar na escolha do nome do seu novo pet
+ 5 etapas para limpar a cama do seu cachorro e se livrar das bactérias